Projetos

Neste condomínio em armação dos Búzios no estado do rio de janeiro, com 22 (vinte duas) unidades habitacionais, seus moradores entenderam que a sede da área de lazer não atendia mais as suas necessidades.
Assim, estabelecido e aprovado um programa em assembleia, foi apresentado um projeto de arquitetura considerando a parte construída que já existia e a ocupação de parte da área ainda não ocupada pertencente ao espaço destinado a área de lazer.
Assim, com a possibilidade do uso do espaço de acréscimo para área livre não ocupada, permitiu-se uma nova implantação, possibilitando criar uma horizontalidade arquitetônica ao entorno da piscina, dispensando assim a necessidade de se fazer um segundo pavimento para atender o programa estabelecido.
Com isso, além da diminuição do custo da obra, se garantiu um equilíbrio de volume sem agredir o conjunto de casas em sua volta.
A nova sede ficou dividida em dois blocos, interligados por uma pérgula com cobertura de vidro para proteção em dias de chuva.
A área existente foi ampliada e ocupada pelo salão de jogos, sala de ginástica, bar, banheiros, cozinha e sauna.
A área acrescida ocupando parte da área livre ficou apenas o estar e repouso com um “brise” de madeira em toda a sua extensão para regular o vento e a incidência do sol.
Aparentemente desconexos, os dois módulos criados horizontalmente, se transformam na verdade em um único espaço físico possibilitando uma integração em dias de festa e eventos.
Considerando-se ainda, que os pilares revestidos em madeira, as telhas e os materiais modernos e antiderrapantes utilizados criaram uma unidade entre a sede e as casas já construídas dando uma unidade estética, funcional e harmoniosa.