João latini

Nascido em 27 de janeiro de 1954, em Niterói, na época capital do Estado do Rio de Janeiro, o arquiteto e urbanista João Carlos Vizella e Latini, desde criança sempre esteve em contato com as Artes.

Mergulhado em uma diversidade de encontros e em uma multiplicidade de atividades, sua vida é marcada por uma trajetória artística, por uma atuação profissional com extremo potencial criativo e por uma clara síntese do pensamento contemporâneo.

Sua vivência não se fundamenta somente nas técnicas básicas do seu ofício, mas, principalmente, por uma experiência diferenciada de muitos profissionais de sua geração.

Familiarizado com as Artes, com a criação e com os mais refinados conceitos estéticos desde a sua infância, conviveu com artistas plásticos, cineastas, atores, fotógrafos, músicos, educadores, políticos e intelectuais de diversas áreas, que enriqueceram sua formação.

Sua constante busca por atualização sempre o levou a viagens ao exterior, onde se enriqueceu com as diferentes culturas.

Complementando essa vivência, buscou se aprimorar em cursos e atividades ligadas à criação artística, demonstrando o que, desde cedo, já estava preconizado: SER ARQUITETO.

Muitas ideias deste arquiteto contemporâneo e de vanguarda ainda não vieram a público, mas, com certeza, estão amadurecendo e logo surgirão novas criações.

Outras ideias, João as divulgou em artigos, publicados em diversos jornais, ao longo da sua vida. Esses artigos refletem seu pensamento, sua visão de mundo humanista e sua paixão pelas Artes.

veja a biografia completa

CURRICULUM VITAE

  • Pós-Graduação Lato Sensu – Economia Política da Urbanização. Instituto Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Início em 1989.
  • Graduação – Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo. Instituto Metodista Bennett, Rio de Janeiro. Início em 1974. Conclusão em 1979.

veja curriculum vitae completo

Filosofia de Trabalho

A JOÃO LATINI ARQUITETURA E PLANEJAMENTO sempre se manteve fiel aos seus princípios, com a proposta de uma filosofia de trabalho de mãos dadas com a arte e com o comportamento de seu tempo.

Atua dessa maneira desde os anos 1970 quando, voltada principalmente para o design e para a arquitetura de interiores, se consolidou na compreensão dos espaços funcionais, no domínio da ergonometria e no tratamento cuidadoso com a beleza.

Progressivamente passou a realizar residências e, posteriormente, prédios para entidades e condomínios habitacionais, permanecendo sempre atenta ao que originariamente a consagrou.

veja o texto completo

PARCERIAS

  • Canopus Empreendimentos e Incorporações
  • CMN Engenharia
  • Construtora RJZ Cyrela
  • Itaúba Arquitetura e Construções Ltda.
  • Nacional Engenharia
  • Pinto de Almeida Engenharia
  • Cheade Engenharia
  • Ramona Estruturas Metálicas
  • Peter Gasper – Lighting Designer
  • Estúdio Márcia Cabral – Design Gráfico

Galeria & Relações

Durante décadas, a trajetória profissional do arquiteto João Latini também foi construída por uma arquitetura de relações de amizades, parcerias, homenagens e notícias. Neste contexto, direta ou indiretamente, esta galeria, imprimiu, acrescentou e influenciou na construção de sua vida e do seu trabalho. Muitas imagens se perderam ou nem mesmo foram registradas, outras são de extrema importância e significado e tem a intenção de aqui se perpetuarem. Outras, ainda serão incluídas gradativamente com a mesma intenção no decorrer do tempo a medida que esta obra ainda inacabada seja um dia concluída.

Veja mais sobre a trajetória de João Latini

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15

16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35

 

 

 

Brincando em Montmartre com Juarez Machado –  Paris, 1993.