Projetos

Em Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro, este projeto buscou atender a um casal com dois filhos, com um programa estabelecido para atender às necessidades de uma casa de veraneio.

As características fundamentais na implantação da residência se devem a um forte declive da topografia e à umidade do terreno, esta última característica devido ao alto índice pluviométrico na região.

Em função disso, buscou-se uma solução na implantação do projeto de forma que a laje de piso ficasse elevada 60 centímetros acima do nível do solo e para que sua implantação fosse feita em níveis, acompanhando a declividade do terreno.

Em função da bela vista montanhosa da região, todos os principais compartimentos da casa ficaram voltados para vista principal. As necessidades técnicas de solução do projeto, aliadas ao paisagismo, propiciaram, esteticamente, a sensação de leveza e de flutuação da casa.

Inicialmente a proposta era de que sua construção fosse em alvenaria com pintura externa branca. Porém, por exigência do cliente, foi executada em tijolo aparente refratário, que por conseqüência, proporcionou uma melhor condição térmica.

Desta forma, foram contemplados todos os requisitos do programa, com uma solução arquitetônica que foi além das expectativas para o programa inicialmente estabelecido.