Publicações

Três espaços aparentemente distintos que o arquiteto suíço Le Corbusier soube conquistar com o mesmo talento:
Chaise Lounge

Chaise Lounge

Le Corbusier
Capela de Ronchamp
Capela Ronchamp
Le Corbusier 1950-54
Concurso Internacional Urbanístico

Berlin - Le Corbusier

 

Cidade de Berlin (Le Corbusier – 1961)
Para o arquiteto, o maior desafio é a conquista do espaço. À medida que o homem evolui e sua tendência é cada vez mais se organizar, a complexidade desses espaços se torna maior.
Através dos tempos, foi o arquiteto quem melhor traduziu e definiu o comportamento e a vontade do homem. Seja na configuração urbana das cidades ou em seus elementos essenciais, sua presença sempre foi indispensável e marcante.
Sua formação é construída por tudo aquilo que diz respeito ao homem. Enquanto mais espaços conquistar e mais vivências tiver, maior será a consistência de seu trabalho. Seu campo de ação e de aprendizado é vastíssimo e ao longo de seu treinamento profissional desenvolve a sua capacidade de síntese, o que lhe permite planejar e transformar elementos aparentemente desconexos em organismos harmoniosamente funcionais e visualmente claros.
Quanto à sua verdadeira importância na história do homem, prefiro deixar a critério dos antropólogos, sociólogos e historiadores. Porém, quanto à sua necessidade e à sua utilização social no mundo moderno apenas posso lhes dizer aonde encontrá-los e certamente não será difícil, porque sempre estiveram em todos os tempos e em todos os lugares.

JOÃO LATINI