Projetos

Apartamento de 60 metros quadrados em prédio residencial, com cinco pavimentos edificado nos anos 50, localizado em uma área privilegiada da classe média alta do rio de janeiro, se encontrava em péssimo estado de conservação e sua planta baixa não correspondia mais aos padrões de necessidade dos dias de hoje.
Mesmo assim, o cliente decidiu comprar e realizar as intervenções necessárias de modernização e valorização do imóvel.
Passado o programa, se planejou não deixar de lado as características de época da sua construção. Assim, alguns elementos foram introduzidos, como: a parede principal da sala revestida com cerâmica que reporta a textura do concreto aparente deixando as marcas gráficas das “fôrmas” de concretagem das madeiras, sem o uso de massa e pintura, como também os “globos de iluminação” nos tetos principais em contraste com sistemas mais modernos de iluminação, assim como, a uso de materiais, revestimentos e móveis contemporâneos em todo o apartamento, criando um equilíbrio entre o passado e o presente.
A planta original do apartamento deixa claro e evidente uma forma de morar e viver daquele período. Não existe suíte, o quarto de empregada é extremamente valorizado, já que muitos dormiam no serviço, diferentemente de hoje.
Assim, as principais intervenções espaciais, foram à adequação destes espaços aos dias de hoje.
O quarto de empregada supervalorizado virou cozinha, o banheiro também, com as mesmas características de espaço foram otimizadas e transformadas em dois, a porta de serviço se fez desnecessária em função do tamanho do apartamento sendo eliminada e a porta sendo vista apenas pelo corredor comum do andar.
Com isso, toda a funcionalidade do apartamento foi alterada, permitindo que fossem introduzidos novos equipamentos e modernizações definitivas antes inexistentes, como: maquina lavar prato, maquina lavar e secar, aquecimento a gás, refrigeração split em todos os cômodos e esquadrias novas em PVC, tudo sem nenhuma interferência na fachada.
Um aspecto que chama a atenção na reforma é a possibilidade de integração do segundo quarto, que quando fora de uso se integra por uma grande porta de correr ao espaço da sala.
As consequências de todas estas alterações de reforma foram um apartamento mais bem iluminado, ventilado e atendendo a todas as necessidades de conforto e modernidade de um programa estabelecido por um casal de moradores com apenas um filho.